Novo decreto será publicado nesta quarta-feira (29)



DOCUMENTO SERÁ PUBLICADO NESTA QUARTA, 29

Prefeito Ceron recebeu de sua equipe técnica dados e informações que vão respaldar novo decreto com medidas de enfrentamento à Covid-19. Documento está sendo elaborado e deverá ser publicado nesta quarta-feira, 29.

TEOR TENTARÁ EVITAR

REGIÃO NO VERMELHO

Tudo que Lages e municípios da Serra Catarinense não querem é que passemos do risco potencial grave (3) para o gravíssimo (4). Isso implicaria em medidas demasiadas restritivas (do Governo do Estado) que interfeririam na economia e outros setores da vida cotidiana.

Atualmente a Serra é risco 3 e Lages lidera tal conceituação por ser responsável por disponibilizar a estrutura de saúde (leitos hospitalares e UTI), além de concentrar o maior número de casos devido ao seu contingente populacional.

Daí, medidas que reforcem isolamento social, ampliação de leitos, isolamento de casos, monitoramento e ações assistenciais, prevenindo-se aglomerações e outros fatores potencialmente transmissores, são essenciais para evitar a migração do potencialmente grave para o gravíssimo.

ASSIM

Esse decreto desta quarta-feira terá teor relativamente amargo para alguns setores. Nada de fechar geral o comércio ou interferir na indústria, já que a ideia tem sido evitar medidas que afetem a economia. No início da noite desta terça-feira, prefeito Ceron disse que o decreto anterior foi prorrogado porque tinha vigência somente até a segunda-feira, 27. E a ideia foi não deixar a situação sem regramento:

“E porque esse novo decreto está sendo analisado com calma, cautela e conteúdo para que sua aplicabilidade sirva como instrumento de enfrentamento à pandemia”.

Prefeito demonstra preocupação com o aumento de casos (duplicou o número entre 14 e 28 de julho) e, principalmente, com os casos de óbitos (chegamos a 15 neste dia 28).

E MAIS

Ceron aponta que a preocupação maior é com disponibilização de espaços de internamento em caso de necessidade por aqueles cujo estado de saúde exigir tratamento intensivo. “Houve reforço na disponibilização de leitos, mas no Meio Oeste já não há estrutura e estão se reportando ao Tereza Ramos de Lages”, cita.

QUAIS MEDIDAS?

Na Hora da Corneta (Clube FM) houve mensagens reclamando de que as medidas a serem anunciadas nesta quarta-feira afetarão academias de ginásticas, entre outros setores. O prefeito Ceron não antecipou nenhuma das medidas e aquilo que for definido, a partir de dados técnicos, constará do decreto desta quarta-feira, 29.

Fonte Edson Varela

Comentários

Postagens mais visitadas