NDDigital projeta construir prédio de seis andares em terreno doado pela prefeitura e gerar 70 empregos no primeiro ano


Construção deve começar dentro de 60 a 90 dias

Famosa dentro e fora do Brasil a NDDigital acaba de ganhar um impulso de expansão aos seus negócios. A prefeitura de Lages doou oficialmente um terreno no complexo do Orion Parque com assinatura do termo nº: 01/2019, que formaliza o repasse em cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (14 de março) no Centro de Inovação com a presença de sócios, diretores e gestores da empresa. A área destinada à construção da nova sede da empresa é de 3.691,02 metros quadrados, localizada na quadra 02, nas ruas B, D e F. A empresa genuinamente lageana oferece soluções para o gerenciamento de impressão, gestão de documentos eletrônicos fiscais e gestão de pagamento eletrônico de fretes.

O termo foi firmado devido ao enquadramento na Lei Municipal nº: 3934/2012, sobre a qual a empresa deverá cumprir todas as exigências específicas que lhe cabem, e em decorrência da Dispensa de Licitação nº: 06/2019, correlato ao Processo Administrativo nº: 21/2019, com parecer jurídico favorável nº: 179/2019. A doação de terreno segue com concessão de incentivos fiscais e econômicos para ampliação de sua estrutura, possibilitando crescimento técnico, e fomentando a economia e a geração de novos empregos para a região.

O terreno deverá ser destinado exclusivamente aos fins especificados no projeto e no decreto de concessão do benefício. A empresa deverá cumprir os compromissos assumidos no Plano de Expansão estabelecido com a prefeitura, e terá o prazo de 90 dias, prorrogável por uma única vez por igual período, para dar início de implantação física do empreendimento.
A megaestrutura do prédio possuirá em torno de 4.800 metros quadrados distribuídos em seis andares. As obras devem começar dentro de 60 a 90 dias, e devem se prolongar por dois anos. O projeto inicial era de 2.800 metros quadrados e com o passar do tempo foi ampliado, tamanha ascensão da empresa.

Serão investidos R$ 7 milhões no novo empreendimento, recursos de ordem privada. Há possibilidade de haver um financiamento de parte dos recursos junto ao Badesc. O espaço estará reservado às áreas de conhecimento e de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).  “Depois de reuniões e viagens entre os anos de 2006 e 2007, o terreno foi cedido para construção do Orion. Foi uma luta e eu, enquanto secretário de Estado da Agricultura e mais o trabalho do presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann, estive em Brasília, na Embrapa, órgão que nos ajudou a alcançar esta vitória desta área. Não podemos esquecer do esforço de três personalidades neste processo: ex-prefeito Renatinho e os ex-governadores Luiz Henrique da Silveira e Raimundo Colombo”, recorda o prefeito.
Já Valmir Tortelli, da NDDigital e presidente do Instituto Òrion, acrescenta que, “o Orion era um sonho de mais de 12 anos e hoje estamos celebrando mais esta conquista, o novo empreendimento”.

NDD, mais a Flex Relacionamentos Inteligentes e o Senac TI, que deverão construir unidades no terreno, somam a movimentação de mais de cinco mil pessoas no Parque, consolidando o complexo de ensino, conhecimento e inovação. A prefeitura contribui com o Orionem relação a sua infraestrutura e manutenção.
Estiveram presentes na solenidade o prefeito Antonio Ceron; vice-prefeito, Juliano Polese; secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Mario Hoeller de Souza (Marião); a gestora deste contrato, Laiara Machado Hoepers, e o diretor executivo do Orion, Claiton Camargo. “Depois de oito meses de empenho da Secretaria do Desenvolvimento e de outras secretarias, com parceria do Progem e Ministério Público, conseguimos resolver esta questão do loteamento e cá estamos comemorando este avanço”, enfatiza Mario Hoeller, lembrando que no começo da atual administração havia quatro empresas no Orion e hoje há 29.  

Capacidade para 700 colaboradores
Atualmente a NDD absorve 380 colaboradores especialistas em sua unidade na rua Doutor Walmor Ribeiro, no bairro Coral, em Lages, onde está há 14 anos, e mais 45 colaboradores em escritórios em São Paulo, Espanha, Estados Unidos (EUA) e México, totalizando 425. Em Lages são três andares em edificação própria em 2.700 metros quadrados.
O novo prédio abrigará a capacidade de até 700 funcionários. No primeiro ano devem ser contratados 70 novos profissionais. Contudo, até dois anos de operação não há nenhuma projeção estatística funcional exata. A unidade do Coral permanecerá aberta, mas boa parte dos trabalhadores será transferida para a filial do Orion.

14 anos de história e 20 mil clientes
Está há mais de 14 anos no mercado nacional e é reconhecida como a maior empresa de softwares de impressão da América Latina. A NDD é reconhecida por dar oportunidade à mão de obra com “pegada” jovem, com chances à ousadia e criatividade dos mais jovens. Seu primeiro escritório internacional foi estabelecido na Espanha, há seis anos.
Notável em diversas partes do planeta, a NDD cuida de 20 mil clientes, entre os quais grandes potências mundiais, como Adidas, Aurora, Avon, Estácio, Iveco, Ipiranga, Havan, Riachuelo, Fiat, Grupo Abril, JeepMichelinNew Holland, Piccadilly, Girando Sol, TransLovato,CanonLexmark, Ambev, Banco do Brasil, Eurofarma, GOL, Klabin, Netshoes, Natura, Petrobras, Tigre, EpsonHP e Sharp.
NDD está em todos os Estados brasileiros, em países da América Latina, África do Sul, Estados Unidos (EUA) e Europa, chegando-se a mais de 20 países nos três continentes. Possui, ainda, representações em Madrid (Espanha), Ohio (EUA), Atizapán de Zaragoza (México) e em Pinetown (África). Na África estão distribuidores.

Estímulo do Orion
NDD é uma das residentes do Centro de Inovação. O Orion possui 29 empresas residentes que desenvolvem soluções criativas e tecnológicas para a região, reforçando o ecossistema de inovação. Há mais de 90% de ocupação do Centro de Inovação. Somente em 2018, as empresas instaladas faturaram mais de R$ 2 milhões.

Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Greik Pacheco 

Comentários

Postagens mais visitadas