Novo sistema de controle dos semáforos irá melhorar a mobilidade urbana de Lages

Todos os semáforos serão controlados através de uma central de operações
Iniciaram no segundo semestre do no passado os trabalhos de melhorias no sistema de sincronismo do controle dos semáforos de Lages. 

Para esta ação a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Planejamento e Obras, contratou uma empresa especializada neste tipo de serviço. Ao todo, 40 controladores de semáforos, instalados em cruzamentos de ruas e avenidas da cidade estão sendo modernizados, por meio da atualização tecnológica desses equipamentos, criando-se desta forma uma comunicação integrada do parque semafórico. Ou seja, todos os semáforos serão controlados através de uma central de operações.

Com isso, a mobilidade urbana é melhorada. O fluxo de veículos fica mais eficiente, minimizando atrasos e paradas entre um semáforo e outro nos principais corredores do município. Os novos equipamentos eletrônicos e atualizações de programas já estão em funcionamento. O que falta ainda é a aquisição de fibra óptica para a interligação de todo o sistema com a central. Isto deve acontecer já nos próximos meses, após o processo licitatório de compra deste material.

De acordo com o arquiteto e diretor de Urbanismo da Secretaria de Planejamento e Obras, Roberto Provenzano, este sistema de melhorias no controle dos semáforos, com os novos equipamentos e programas já está em funcionamento, porém ainda apresenta algumas anormalidades por não estar totalmente finalizado. “Após a instalação da fibra óptica que interligará o sistema teremos o pleno funcionamento do controle de sincronização do sistema. Isto acontecerá ainda neste semestre”, salienta.    

A fluidez do trânsito, neste sistema, funcionará devido ao sincronismo dos controladores, conhecido como “onda verde”, podendo ser programada com tempos diferenciados ao longo do dia, principalmente nos horários de pico.
Texto: Ari Junior

Comentários

Postagens mais visitadas