Rede Catarina: Programa é lançado em Lages no Dia Internacional da Mulher

Com a Rede Catarina, Lages é a primeira cidade no estado a ter todas as redes de prevenção da Polícia Militar implantadas.


Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o comando do 6º Batalhão de Policia Militar em Lages chama a atenção da comunidade para o alto índice de violência contra a mulher na região serrana e lança o programa Rede Catarina de Proteção à Mulher. O evento foi acompanhado pela imprensa, autoridades e policiais militares.

Em funcionamento há 20 dias, a Rede Catarina fez 39 atendimentos em Lages com um registro de 155 vítimas e 155 agressores. Nesta primeira fase serão atendidas as mulheres das cidades de Lages, São José do Cerrito, Painel e Bocaina do Sul. No segundo semestre, um plano de expansão para os demais municípios da Serra deve ser estabelecido a partir da demanda observada.

“O programa é, de fato, a necessária atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Ele objetiva dar voz e garantir integridade a elas”, destaca o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Lages, tenente-coronel, Alfredo Nogueira.

Para o prefeito Antonio Ceron, os esforços somados garantem o apoio necessário. “Com a Rede Catarina e o trabalho realizado pela Secretaria de Política para a Mulher, teremos ações objetivas e efetivas e oportunidade de oferecer ajuda a essas pessoas no momento em que estão mais fragilizadas”.

Como funciona
Em Lages, dois policiais militares, um homem e uma mulher, foram designados e treinados para atuar com dedicação exclusiva ao programa. Eles farão visitas preventivas ao ambiente das vítimas com base nas medidas protetivas definidas pelo poder judiciário.
Caso seja constatado o descumprimento da medida protetiva, as informações serão encaminhadas aos órgãos competentes. Sendo necessário suporte às vítimas, haverá o encaminhamento à rede de apoio disponível para que sejam avaliadas e auxiliadas por profissionais especializados.

O programa tem a política de continuidade no atendimento para verificar a origem do conflito familiar e fortalecer as ações de prevenção.

Botão do pânico
O comandante Alfredo lembra, ainda, que Polícia Militar prevê para este ano a implantação de um aplicativo de celular com o chamado “botão do pânico”. “Este aplicativo utilizará o sistema de georreferenciamento do aparelho. Por meio dele, a vítima poderá acionar a PM em casos de emergência. A localização será repassada diretamente aos policiais que irão atender a ocorrência”.

Comentários

Postagens mais visitadas