Educação de Trânsito da Diretran participará da Campanha Doador Esportista neste sábado

No primeiro sábado de agosto, dia 5, das 9h ao meio-dia, a pista educativa da Diretoria de Trânsito (Diretran) será uma das atrações do evento promovido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), chamado “Campanha Doador Esportista”. A pista educativa é dotada de veículos movidos a pedal, com simulação de trânsito, com semáforo, placas verticais e sinalização horizontal, como faixa de pedestre. A rua do Hemosc estará fechada para que as pessoas possam participar com bicicletas, patins e skates.


As diversas atividades serão desenvolvidas em frente à sede do Hemosc em Lages, na rua Felipe Schmidt, Centro, com o intuito de instigar a comunidade sobre a relevância vital de manter hábitos saudáveis em prol de si mesmo e das outras pessoas. No cartaz de mobilização, a mensagem do Hemosc é objetiva: “Venha doar sangue e muita esperança. Traga sua família e amigos para práticas esportivas sobre rodas.”

A ideia tem a finalidade de envolver a população no fim de semana para atividades de estímulo à saúde e prevenção de doenças, aliando o lazer com um assunto sério: a vida.
A técnica em enfermagem do setor de processamento do sangue no Hemosc, Tatiana dos Santos Luiz, lembra que os parceiros do evento são a Diretran, rádios Massa FM e Band FM e o grupo Rollers de Lages. Além da livre participação será possível aprender as modalidades junto a instrutores no local. No dia 20 de julho, a instituição Hemosc completou 30 anos.

Diferentemente do costumeiro, em que as doações de sangue podem ser feitas no segundo sábado de cada mês, desta vez será no primeiro (5), devido ao feriado prolongado da próxima semana (Dia da padroeira de Lages, Nossa Senhora dos Prazeres). Os doadores poderão procurar o Hemosc no período da manhã. “Conscientizar e sensibilizar a população são o principal objetivo do evento. Os estoques de sangue baixam drasticamente no inverno. É mais complicado. Porém, deve ser algo contínuo, com rotatividade. Convidamos a todos e esperamos sua participação”, ressalta Tatiana.

Homens podem doar sangue a cada dois meses, e mulheres, a cada três. A bolsa dupla vence em 35 dias e é formada por concentrado de hemácias e plasma fresco ou comum. Já a bolsa tripla de sangue tem vencimento de 42 dias e é composta por concentrado de hemácias, plasma fresco ou comum e plaquetas.

O que é?

A doação é a retirada de aproximadamente 450 mililitros de sangue, através de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem estar do doador. O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói e nem prejudica a saúde.

O que é necessário para doar?

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 quilos (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.;
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas quatro horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, e
  • Evitar ir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Comentários

Postagens mais visitadas