Carahá será desassoreado no trecho margeado pela Avenida Belizário Ramos

As obras de desassoreamento do rio Carahá contemplam extensão de cerca de 7 mil metros, contando com recursos do governo do Estado. Os trabalhos abrangem o leito e margens do rio em toda a extensão da Avenida Belizário Ramos (Carahá), incluindo o desassoreamento do afluente que desce a partir do bairro Triângulo.

Durante coletiva à imprensa, o prefeito Antonio Ceron anunciou que as obras iniciarão já no dia 31 de julho, às 9 horas, começando pelo canal da avenida Carahá, localizado na baixada do bairro Triângulo, e dali se estendendo por todo o anel central desta avenida (contorno de grande parte da área central da cidade), até o bairro Caça e Tiro. A execução dos trabalhos será feita por servidores e maquinários do município, com a coordenação da Secretaria de Planejamento e Obras.



Há cerca de 50 anos, outra importante obra de melhoria urbana, realizada no leito e margens do rio Carahá, feita pela prefeitura, foi financiada com recursos do extinto Departamento Nacional de Obras (DNOS). Tratava-se, na época, de obras de retificação e implantação de muretas de concreto para delimitar o canal fluvial. Porém, com o passar do tempo, as enxurradas e a erosão destruíram parte dessas muretas, além de provocar o assoreamento, marcado pelo acúmulo exagerado de terras e areia às margens do rio. Com isso, grandes barrancas de terra e areia obstruem, hoje, a passagem das águas, diminuindo consideravelmente a vazão do rio.

O rio Carahá nasce na Área Industrial (região da Cidade Alta), e passa a contornar parte do centro da cidade a partir do ponto em que começa a ser margeado pela Avenida Carahá (próximo ao cruzamento com a Rua Mateus Junqueira).

Fotos: Iran Rosa de Moraes

Comentários

Postagens mais visitadas