Lixo no Lixo

terça-feira, 7 de junho de 2016

Mês do Meio Ambiente – Uma responsabilidade de todos

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi nessa conferência que foi aprovado também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Com o elevado crescimento da população e da urbanização, temos consequentemente o aumento dos problemas ambientais. Dentre as principais causas responsáveis por originar impactos negativos ao meio ambiente, podemos destacar o consumo excessivo de matérias primas e recursos naturais, o descarte inadequado de resíduos sólidos, o desperdício de água, os desmatamentos, a poluição da água e do solo e em especial o não cumprimento à legislação vigente.
O Dia Mundial do Meio Ambiente nos leva a refletir sobre nossas ações rotineiras e as necessárias mudanças de hábitos. É preciso agir e agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.
Pequenas atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e o cumprimento das leis por toda a sociedade, principalmente pelas empresas e órgãos governamentais, em todos os níveis, são fundamentais. Salienta-se que se nenhuma atitude for tomada, o futuro do Planeta estará comprometido, bem como, de todos os seres vivos que nele habitam.
O desenvolvimento urbano e rural é inevitável, sendo necessário associá-lo a projetos de sustentabilidade, que estão sendo implementados desde os anos 90. Entretanto o simples fato de serem intitulados como “projetos sustentáveis” não representa relevância à proteção do meio ambiente e da sociedade. A sustentabilidade está atrelada a algo mais do que um compromisso entre o meio ambiente físico e o crescimento econômico, também significa uma definição de desenvolvimento que reconhece as origens naturais e estruturais.
Salienta-se que o desenvolvimento sustentável de determinado local, deverá considerar a sua capacidade de expansão proporcionalmente ao crescimento populacional, associando-o com práticas e ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.
Sustentabilidade é uma responsabilidade de todos. A Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Santa Catarina – FUNDAGRO apoia esta ideia.
Por Letícia Scoz, diretora técnica da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Rural Sustentável do Estado de Santa Catarina.
Encaminhado pela Jornalista: Daniela Pacheco

Lages respira a nova rede de Supermercados Comercial Zaffari

Em 2014 a diretoria da Comercial Zaffari esteve com o prefeito Elizeu Mattos para assinar o protocolo de intenções para instalar uma unidade no município. Na tarde desta sexta-feira (3), dois anos mais tarde, o prefeito recebeu o grupo novamente e anunciou oficialmente a vinda do Stok Center, bandeira da rede de supermercados Comercial Zaffari, de Passo Fundo(RS), que será instalado no bairro Sagrado Coração de Jesus, em Lages (SC).
Os trabalhos de terraplanagem do terreno, com área total de 15.419,77 metros quadrados, já foram concluídos e com investimentos na margem de R$ 31,74 milhões, a megaloja está prevista para ser inaugurada até o fim do primeiro semestre de 2017 com a geração de até 250 empregos diretos e indiretos.

Para o prefeito Elizeu Mattos, o ato deste dia marca o início de mais um grande investimento na cidade. “É importante destacar essas ações de empresários que vêm de fora e acreditam na nossa cidade e na região. Isso nos dá a garantia de que estamos no caminho certo. Investimentos como o da Comercial Zaffari, com a instalação de uma megaloja, além dos demais investimentos na cidade, comprovam o potencial do município e o suporte que a cidade oferece a todos os empresários que apostam na região. Em nome do município, ficamos contentes, pois isso nos dá a certeza de um futuro muito melhor para Lages”, afirma.
A partir de agora, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda está autorizada a cumprir o protocolo, considerando o interesse da empresa a se instalar na cidade e o dever do poder público em promover o desenvolvimento de empregos no município. “A vinda do Stok Center demonstra o bom momento que Lages vive, ao passo que esse empreendimento está sendo originado em virtude do progresso e desenvolvimento futuro previsto para o município. Eles vêm buscando ampliar seus negócios e todas as suas análises apontaram que Lages vive um bom momento. As portas de Santa Catarina foram abertas à rede de supermercados Comercial Zaffari através de Lages”, afirma o secretário Juliano Chiodelli.
A expectativa da Comercial Zaffari é a melhor possível e de acordo com o diretor comercial Delacir Miorando,os estudos feitos pela empresa apontam que Lages é o local ideal para instalar a primeira loja do grupo fora do Rio Grande do Sul. “O município de Lages está em franco desenvolvimento e além de se mostrar como um potencial imediato é um potencial para o futuro. Encontramos muita hospitalidade e as portas foram abertas desde as primeiras negociações”, relata.
O Stok Center de Lages será a 19ª loja do grupo e a intenção é investir ainda mais no Estado. “Apostamos em Lages porque acreditamos na região e nas pessoas que trabalham aqui. Nossa empresa está completando 60 anos de história e queremos expandir nosso trabalho e compromisso com a economia e a comunidade. Os indicadores apontam este município como o melhor lugar e futuramente investiremos em outras cidades de Santa Catarina”, afirma Delacir.

Elizeu é absolvido pelo Tribunal de Justiça

Na data de 02 de junho de 2016 foi julgado perante a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina processo criminal contra Elizeu Mattos pelo crime de Peculato.
O Ministério Público promoveu a Ação Penal no ano de 2012 sob o entendimento de que Elizeu, enquanto Secretário da SDR de Lages, teria cometido algumas irregularidade, inclusive permitido que duas funcionárias da SDR trabalhassem em outras atividades no horário em que deveriam estar vinculadas ao ente público.


No entanto, com a apresentação da defesa, pelos advogados Macedo Machado, Scharf Neto e Advogados Associados, Nilton João de Macedo Machado e Vanessa Scortegagna Pagani, a realização da instrução do processo e com oitiva de testemunhas, inclusive de fiscais do Tribunal de Contas do Estado, verificou-se que a realidade dos fatos não correspondia a descrita inicialmente.
É que as funcionárias trabalhavam no período vespertino perante a SDR de Lages, enquanto tinham outro vínculo laboral no período matutino, de tal forma que se verificou que as funcionárias cumpriram o contrato de trabalho com o Poder Público.
Por conseguinte, na fase das alegações finais, o Ministério Público solicitou a absolvição de Elizeu Mattos por entender comprovado que as informações descritas na denúncia não se verificaram e não constituem crime.
Diante deste quadro, a 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina entendeu por absolver Elizeu Mattos por unanimidade.

Madepar une-se ao Inter no projeto da futura loja do clube

Mais um grande nome da economia serrana juntou-se aos esforços para a construção da loja do Internacional de Lages. 
Nesta segunda-feira, a Madepar confirmou ao clube que também participará do projeto. A empresa vai ceder as portas de madeira para a futura loja colorada. 

Abertas 150 vagas através do Banco do Emprego

O Banco do Emprego está divulgando a listagem atualizada de oportunidades de trabalho. Quem desejar participar do processo seletivo deve cadastrar currículo no site www.lages.sc.gov.br
 Para quem não possui acesso à internet os atendentes do Banco do Emprego efetuam o cadastramento. Para isso, basta comparecer à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda portando carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.
No mesmo site é possível visualizar a descrição de cada vaga oferecida por múltiplas empresas atuantes em Lages e região. O Banco do Emprego está situado na rua Sebastião Furtado, 81, esquina com a rua Benjamin Constant, Centro, próximo à Policlínica Municipal. O atendimento acontece de segunda a sexta das 13h às 19h.
 Contatos por telefone podem ser feitos pelos números 3224-0600, 3224-0700 ou 3224-5121.

Com muito glamour e beleza,o Fashion Hair encerra mais uma edição nesta terça-feira


De acordo com o empresário Luiz Figueiredo, a maior satisfação da Lafi Cosméticos, idealizadora do evento, é saber que mais uma vez o evento está alcançando o seu objetivo que é o de reunir em Lages cabeleireiros de várias regiões do país que  buscam  ficar por dentro do que  dita a moda e levar estas tendências aos seus salões de beleza. “Estamos nos esforçando ao máximo para que todos possam retornar as suas cidades satisfeitos com o que viram e ouvirem em Lages”, destacou o empresário. 

Leoas da Serra
Durante o intervalo das apresentações, aconteceu o lançamento da grife formada pelo time de futebol feminino de Lages(SC)  “Leoas da Serra” e pelo ateliê “Graciettiques”.
As Leoas da Serra são apoiadas pela Lafi Cosméticos desde o início e promovem o futebol feminino em Lages(SC) através de escolinhas gratuitas.
A estilista Paula Gracietti desenvolveu uma coleção, que inspirada no trabalho do time, foi apresentada no desfile realizado pelas modelos Gabriela Fiori e Suelen Chaves, pelas atletas Mira, Greice, Fernanda, Gisa, Ingrid, Larissa, Kawane e Julinha; e também pela estilista Paula Gracietti.
Além de recursos para o trabalho social das Leoas, parte da renda será destinada à causa animal, para a construção de abrigos para os cachorros de rua.
Confira as atrações da tarde desta segunda:
Beto Silva e Ricardo Valério
Membros do seleto grupo AD Milano Alfaparf, o paulista Beto Silva e o gaúcho Ricardo Valério formam uma dupla e tanto.
Juntos no palco do Fashion Hair, eles apresentaram cortes e penteados versáteis, numa proposta de moda urbana e sofisticada, onde tanto a executiva, quanto a menina, podem sair do seu dia a dia e ir para a balada.
Os looks presos fizeram uma releitura dos clássicos penteados, com coques e tranças.Nos cortes curtos, a técnica undercut foi utilizada. Já o longo ganhou uma base reta com muitas camadas.
Ambos destacaram a importância de produzir um visual que combine como o perfil e estilo de vida da cliente. E em meio à realidade atual do país, deram o recado otimista: “Nada de crise, criem!”, finalizaram.  
Sergio G
         Ele é um dos profissionais mais reconhecidos do cenário nacional e responsável pelas madeixas de muitas celebridades. No palco do Fashion Hair trabalhou com uma dupla referência: Brasil, estilo Gisele Bündchen, e Europa, cabelos médios pra curtos e com desconexões.
         Sergio G trouxe uma proposta de cortes, onde cada mulher tem liberdade de encontrar a beleza dentro do seu próprio estilo.
         Carismático e bastante didático, o hairstylist explicou minuciosamente as técnicas que utiliza para realizar seu trabalho, assim, os participantes puderam perceber, com riqueza de detalhes, como fazer o mesmo em seus salões. Ele falou também as diferentes linhas de cortes, os melhores ângulos de corte para conferir leveza aos fios, tipos de tesoura e deu dicas preciosas para garantir o resultado esperado pela cliente. 
         Sergio G não poupou elogios ao evento. “Tenho a oportunidade de estar em muitos lugares do Brasil e do mundo, por isso posso afirmar que a estrutura do Fashion Hair está acima da média. Se você tem um amigo que não veio, pega o telefone agora e liga dizendo ‘você não sabe o que perdeu’. Os organizadores estão de parabéns”, ressaltou. 
Ciro Paniello
A atração internacional do Fashion Hair 2.1 subiu ao palco trazendo o tema “Atípico”, onde num mundo cheio de regras, com tanta pressão e estresse, o cabeleireiro propõe um basta.
A apresentação do italiano foi dividida em três partes:
Colorido: feliz, alegre, despojado e versátil. Black: racional, preciso, geométrico, simétrico e sensual. Doll: remete à brincadeira e a extrapolar limites.
Os cortes e penteados foram realizados com muita técnica, revelando todo o talento do estilista italiano. As cores vibrantes dos cabelos das modelos chamaram muita atenção, assim como as maquiagens e os figurinos estilizados.
Ousadia, inovação e muita criatividade tornaram a apresentação de Ciro Paniello um verdadeiro show.


Cores e mais cores
         O Lages Garden Shopping está mais colorido e movimentado. Modelos preparadas por renomados profissionais desfilam pelos corredores, atraindo olhares curiosos e surpresos das pessoas que circulam por lá.
         Os tons vibrantes dos cabelos das modelos das apresentações de Beto Silva e Ricardo Valério e do italiano Ciro Paniello foram preparados pela equipe técnica Lafi, acompanhada pelo supervisor técnico da Alfaparf Milano, Rivelino Rodrigues. O colorista destaca que foram utilizados todos os lançamentos de cores 2015 e 2016. “Nunca uso o que é campeão de vendas porque isso a cabeleireira já conhece. Gosto de mostrar o novo, o que é moda e tendência lá fora”, destacou Rivelino.
         O Fashion Hair 2.1 encerra nesta terça (7), com as seguintes atrações: Técnicos da Academia Lafi, Dicesar Ferreira e Erik Morais. Tem ainda atrações no palco alternativo e workshops sobre alongamentos queratinados e faixas costuradas, Maquiagem Vult (contorno e iluminação).