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domingo, 18 de setembro de 2016

Workshop na CDL: Empresários refletem sobre oportunidades em momentos de crise

“Apertem os cintos: o cliente sumiu!”. A temática criativa e o objetivo de falar sobre oportunidades, focadas em estratégias de marketing e vendas, para o comércio ser mais assertivo num contexto econômico desfavorável atraiu muita gente para workshop do professor Emmanoel Lourenço. O encontro desta quinta-feira (15) lotou o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL) numa parceria com a Federação das Câmaras de Dirijentes Lojistas.


Na semana passada, Emmanoel fez o cliente oculto. A visita aos empreendimentos comerciais de todos os segmentos deu embasamento à palestra. “Entrei nas lojas, comprei, deixei de comprar e avaliei cada atendimento”. Os pontos positivos e negativos levantados com a experiência foram usados para exemplificar como devem agir os empresários do comércio local.
Especialista em Comunicação Integrada de Marketing e em Comportamento e Gestão de Pessoas, Emmanoel reforça que é preciso fazer uma reflexão sobre o comportamento do consumidor em tempos de crise. Destaca que o vendedor precisa diminuir a distância com seu cliente, perguntar seu nome, se apresentar, avaliar os orçamentos e oferecer melhores condições para a compra. “Venda é informação. Compreendendo isso, fica mais fácil obter êxito”.
Outra dica importante é nunca mandar o consumidor para a concorrência. “É preciso compreender o que o cliente busca e oferecer opções para que não saia com as mãos vazias”. Internamente, é necessário ter um diálogo com mais frequência entre a equipe. “Percebi que aqui em Lages não é comum ocorrem reuniões e planejamento”, pondera.
 Fidelizar cliente
O diretor financeiro das lojas Favorita, Lazzo e Maxx, Carlos Augusto Alves, acompanhou um grupo de 30 pessoas desses empreendimentos. Na sua avaliação, o evento conseguiu fazer com que todos repensassem as melhores formas de trabalhar. “A palestra foi muito boa e nos fez perceber que um dos caminhos é buscar ferramentas para fidelizar o nosso cliente. É manter esse público que já conhece nossas lojas e produtos”.
Momento de preparação
A CDL tem a preocupação em qualificar e capacitar empresários e profissionais do comércio local. Uma série de ações e atividades vem sendo oferecidas e executadas com essa finalidade. “Há muito tempo estamos trabalhando para oferecer possibilidades de melhoria em todas as áreas aos nossos associados. Especialmente em momentos de fragilidade econômica, é preciso se reinventar e estamos aqui para auxiliar nesse processo”, diz o diretor executivo da CDL, Jhonatan Roberto da Silva.
Texto: Catarinas Comunicação
Foto: CDL 

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