Estudos feitos pela Polícia Ambiental de Lages sobre o javali são disseminados para todo o Brasil

Uma cartilha de educação ambiental, um aplicativo, que ajudará na autorização, abate e gerenciamento das ações de controle populacional, fazem o trabalho da Polícia Militar Ambiental de Lages referência no país no combate ao javali. Em evento nacional, o comando fez palestra sobre as experiências realizadas na Serra Catarinense, como a disseminação do uso de armadilhas para a captura da espécie.

Desde o início de 2016, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) trabalha junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na elaboração de um Plano Nacional de Controle do Javali. Para trazer mais embasamento e subsídios para a produção do plano, foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto, no auditório do ICMBio, em Brasília, o “Seminário de nivelamento de informações e conhecimentos sobre a invasão de javalis no território nacional”.
Participaram pesquisadores de todo os país, gestores de unidades de conservação (UCs) impactadas pela espécie, associações de tiro e caça, representantes do Exército, pequenos agricultores, Organizações Não-Governamentais (ONGs) de defesa dos animais e representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Policiais Militares Ambientais em Lages trabalham fortemente na questão e levaram suas experiências no controle da proliferarão do Javali em Santa Catarina. Comandante da unidade, major Pimentel foi um dos palestrantes do evento e apresentou o que tem sido feito para evitar que a espécie invasora cause mais danos, principalmente aos produtores rurais, que têm sofrido bastante com a ação dos animais nas lavouras. “Percebi que nossa região está no caminho certo, pois nossas experiências foram muito bem aceitas pelos participantes e servirão como exemplo para todo o país”, destaca.
Ações desenvolvidas pela PMA em Lages
Elaborada pela Polícia Militar Ambiental em Lages, a cartilha educativa da série especial “Javali” será disponibilizada gratuitamente à comunidade. Ela traz informações sobre o animal exótico e invasor, enfatizando seu comportamento, impactos ambientais sociais e econômicos. Como a abordagem sobre o tema foi feita de uma maneira lúdica, o material informativo também poderá ser utilizado em sala de aula com crianças e jovens.
Aplicativo ajudará no combate
Outra atividade que está sendo desenvolvida é a criação de um aplicativo em parceria com o Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc). A ferramenta ajudará na autorização, abate e gerenciamento das ações de controle populacional da espécie. Uma ação que tem dado muito certo é a disseminação de armadilhas para a captura de Javalis. “A proliferação do javali não é um problema só nosso, mas de todo o mundo. Por isso, temos que entender todo o processo e controlar de forma eficiente, observando a legislação”, frisa o comandante.
Texto: Catarinas

Comentários

Postagens mais visitadas