Wooden House | Girso Palma

Prefeitura de Lages

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

CAV Udesc Lages recebe prêmio ambiental por projeto em conjunto com maior fabricante de papéis do País

O Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, e a empresa Klabin foram vencedores do 23º Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Conservação de Recursos Naturais, por um projeto desenvolvido em conjunto: Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE) - Complexo Serra da Farofa.


As duas instituições receberam o Troféu Onda Verde, na última sexta-feira, 26, durante o Fórum de Gestão Sustentável, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. O Expressão de Ecologia é considerado o maior prêmio ambiental do País no segmento empresarial, com reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.

A reserva natural pertencente à Klabin foi implantada no complexo da Serra da Farofa e possui uma área de quase cinco mil de hectares, que abrange os municípios de Bocaina do Sul, Painel, Rio Rufino, Urubici e Urupema.

O local é abrigo de pelo menos 600 espécies da flora e 75 da fauna, muitas em risco de extinção. Também abriga nascentes de rios como o Canoas, que forma a maior bacia hidrográfica de Santa Catarina, e o Caveiras, responsável por fornecer água aos lageanos.


A região foi dividida em seis grandes blocos a fim de criar corredores ecológicos para as espécies se desenvolverem. Desde 2008, professores e estudantes da Udesc Lages desenvolvem 17 projetos científicos para conservação de Mata Atlântica. Seis projetos estão ligados ao mestrado, quatro ao doutorado e sete à graduação.

O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Lages, Adelar Mantovani, recebeu o prêmio em nome da instituição e comenta que a reserva possui uma excelente infraestrutura para o desenvolvimento dos trabalhos. "O local é de rica biodiversidade para aprofundar conhecimentos e desenvolver a conservação da natureza".

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão para divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho. Em 2015, o programa de extensão Amigo do Carroceiro, da Udesc Lages, foi vencedor na categoria Bem-Estar Animal.

Nenhum comentário: