Corpo de Bombeiros de Lages comemora os 50 anos


O 5º Batalhão de Bombeiro Militar comemorou na tarde desta sexta-feira (25), às 16 horas os seus 50 anos de existência no Estado de Santa Catarina. 

O evento contou com a presença dos reservistas, amigos e familiares. Foram premiados alguns bombeiros, que estão em exercício pelos 50 anos.  

Corpo de Bombeiros comemora 50 anos em Lages e homenageia pioneiros

Um dos órgãos públicos mais respeitados de Santa Catarina está em festa. Nesta sexta-feira, 25 de setembro, o Corpo de Bombeiros completou 50 anos de fundação na região serrana. 

A solenidade em comemoração à data ocorreu na sede do 5º Batalhão, em Lages, e foi marcada por homenagens aos pioneiros e parceiros da instituição.

Inaugurado em 25 de setembro de 1965 pelo então governador do Estado, o lageano Celso Ramos, os bombeiros iniciaram sua história na cidade com 12 homens e um caminhão Ford F-600 para combate a incêndios. Atualmente, o batalhão conta com 14 unidades que cobrem 48 municípios da Serra e do Alto Vale do Itajaí.

Já o efetivo é de cinco viaturas de combate a incêndio, três viaturas de atendimento pré-hospitalar de urgência, 12 viaturas de serviços diversos, 220 bombeiros militares, 20 comunitários e 11 senhoras que prepararam voluntariamente a alimentação dos profissionais em trabalho.

Por ano, o batalhão atende cerca de 10 mil emergências e realiza 22 mil serviços de prevenção a incêndio e pânico.

Na solenidade desta sexta-feira foram homenageados ex-comandantes, militares e civis que contribuíram com o Corpo de Bombeiros de Lages neste meio século. Um dos momentos mais emocionantes foi a reverência aos pioneiros da instituição, dentre os quais, o subtenente Eorides Manoel da Silva, primeiro comandante e que atualmente, aos 82 anos, vive na cidade de Paulo Lopes, na Grande Florianópolis.

Estiveram presentes no evento o comandante do batalhão, tenente-coronel João Valério Borges; o comandante geral do Corpo de Bombeiros em Santa Catarina, coronel Onir Mocellin; e o secretário de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte, que representou o governador Raimundo Colombo.

“Eu sou uma testemunha viva de quanto o Corpo de Bombeiros contribuiu e ajudou a proteger a nossa sociedade. Ao longo desse tempo muitas pessoas ofereceram todo o seu esforço, trabalho e profissionalismo para proteger as pessoas. 

Quero dar os parabéns para os bombeiros de Lages, que são tão importantes e marcam a vida da gente”, disse o governador em mensagem gravada num vídeo exibido durante a solenidade desta sexta-feira.
Pablo Gomes/SDR




Comentários

Postagens mais visitadas