Administração municipal estreita relações com universidades de Lages

O prefeito interino Toni Duarte convidou Luis Carlos Pfleger, reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); Giovani Broering, do Centro Universitário Facvest (Unifacvest), e João Fert Neto, diretor geral do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) para um café da manhã e uma conversa com objetivo de estreitar relações e firmar parcerias. O encontro foi no próprio gabinete do chefe, nesta quarta-feira (25).
A reunião foi essencial para planejar um trabalho em cooperação com a prefeitura, uma vez que o desenvolvimento econômico e social do município passa também pelo incentivo à educação superior.

 “É inquestionável o papel socioeconômico que um centro universitário e universidade oferecem para a sociedade e para o município. Nossa intenção é fomentar a participação nos interesses das políticas governamentais e das demandas sociais”, afirma Toni.
Cada instituição apresentou suas demandas de projetos de extensão, pesquisas e trabalhos em prol da comunidade desenvolvidos dentro das universidades e as tratativas para que sejam aperfeiçoadas.
 Uma gama de projetos já é realizada com o apoio do município e outros poderão ser firmados através de convênios e parcerias. 
Está em estudo a criação de um fundo municipal para o desenvolvimento de pesquisas científicas com utilização de recursos dentro da lei de incentivos fiscais às empresas e pessoas físicas, vinculado às instituições de ensino.
O prefeito diz que é preciso potencializar todo o conhecimento fomentado nos bancos da universidade em benefício do nosso município. “Acredito que as parcerias trarão bons resultados”, comenta Toni. Acompanharam a reunião a diretora de ensino da Secretaria de Educação, Maribel de Amorin Pereira, e a diretora de Recursos Humanos da prefeitura, Albertina Picler.

Reocupação com a qualificação
A qualificação da mão de obra e a preparação para a vinda de novas empresas e indústrias está entre as preocupações da administração municipal. 
“A universidade tem um papel social muito importante. E hoje as empresas que estão prospectando Lages, em praticamente todos os casos solicitam a qualificação da mão de obra. Felizmente somos referência com grandes universidades e bons centros de formação”, comenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli.
Para o reitor Luis Carlos Pfleger foi uma conversa bastante produtiva, com o objetivo em comum que é o desenvolvimento do município.
 Entre as suas propostas está a ampliação dos projetos de extensão e aumentar as parcerias que possam melhorar o serviço público. 
E Giovani Broering acredita que a participação das universidades pode ajudar a administração municipal em suas demandas e dificuldades que acabam atingindo a comunidade.
Projetos parceiros
O diretor do CAV, João Neto Fert, salienta que é preciso aproveitar o potencial técnico e pesquisador dos profissionais que estão sendo formados na universidade para encontrar soluções para problemas ou situações da cidade. “No caso da Udesc, temos a missão de nos aproximar mais da comunidade e a prefeitura é o principal canal para isso. Temos propostas para a produção na área rural e outras soluções na área ambiental, além de parcerias dos próprios estudantes que participam de projetos sociais ou de caráter comunitário”, afirma.
Entre os projetos do CAV, em parceria com o município, estão as ações ambientais com o apoio ao Centro de Controle de Zoonoses com mutirões de castração de animais domésticos, também com o programa Lixo Orgânico Zero, o projeto Amigo Carroceiro e iniciativas na área da agricultura, piscicultura e de geoprocessamento.

Comentários

Postagens mais visitadas