Lixo no Lixo

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Serra ganha seu primeiro frigorífico exclusivo de peixes

Às margens da BR-116, no Acesso Sul de Lages, onde toma forma uma nova Área Industrial rumo ao Rio Grande do Sul, a Belo Peixe está com suas obras em ritmo acelerado, aguardando ajustes para a inauguração, prevista para março de 2015
 Vilso Isidoro é proprietário de um escritório de contabilidade e está apostando numa ideia que não vem de hoje: investir em um produto de comercialização e consumo ainda tímido na Serra catarinense, o peixe. Admirador da piscicultura e dono de um sítio com criação de trutas em Bocaina do Sul, Vilso supervisiona rigidamente as obras da primeira indústria da Serra voltada ao peixe de água doce, considerado um dos alimentos mais saudáveis em relação à carne bovina.
Às margens da rodovia BR-116, no Acesso Sul de Lages, onde toma forma uma nova Área Industrial rumo ao Rio Grande do Sul, a Belo Peixe Pescados está com suas obras em ritmo acelerado, aguardando ajustes para a inauguração, prevista para março de 2015. Falta a colocação de portas, entre outros detalhes, além das obras de fixação dos pisos especiais a serem iniciadas nesta quarta-feira (8).


O piso é fabricado somente em três cidades brasileiras. As paredes da indústria são feitas com isopor, a única instalação do tipo no Sul do país, um modelo inovador de instalação que servirá de referência nacional, segundo ele. “Também são inovadores os sistemas de esgoto, de drenagem, de abastecimento de água e de lâmpadas especiais específicas para frigoríficos”, garante.

Criança na Praça: Será neste sábado na Praça Joca Neves

A Festa Criança na Praça iniciou com  o Sr. Carlos Joffre do Amaral, pioneiro das comunicações em Lages. E a Rádio Clube deu continuidade à iniciativa ao longo dos anos. Em 1998, com a criação da Fundação Carlos Joffre, pelo seu filho,  Dr. Roberto Amaral, a entidade passou a coordenadr a realização do evento, denominado a partir de então de Festa da Criança na Praça, levada à frente com a parceria de diversas Instituições.

O evento é realizado anualmente para comemorar o Dia da Criança (12 de outubro). E neste ano vai acontecer dia 11 de outubro, neste sábado,  das 13 às 18 horas, na Praça Joça Neves e conta com o trabalho voluntário de aproximadamente 280 pessoas.

O  objetivo da FCJA com o evento é  proporcionar às crianças um dia especial,  com atividades recreativas,  educativas, lúdicas, pedagógicas, culturais, além de brinquedos educativos, educação para o trânsito, higiene bucal, pintura no rosto, unhas decoradas, corte de cabelo, pista de cordas, jogo de xadrez gigante, distribuição de balões, entre outros.



 A expectativa para 2014 é de superar o público do ano passado, que foi de aproximadamente   6 mil  pessoas, entre crianças e acompanhantes.  Neste ano serão distribuídos 4 mil  kits de doces para as crianças, picolés, sorteio de brinquedos e duas bicicletas. Durante a tarde  haverá shows e apresentações de fanfarras, bandas e grupos musicais.

Assim como em anos anteriores, para que a festa seja realizada a FCJA conta  com diversas parcerias de empresas e de  instituições públicas e privadas. Estas parcerias são de fundamental importância para o sucesso do evento.  
   
 Parceiros:
- Prefeitura Municipal de Lages e Secretarias  do Meio   Ambiente,  da Saúde, de Assistência Social, de Educação,  de  Assuntos Comunitários,  de Segurança, Fundação Municipal de   Esportes,  Fundação Cultural,  DIRETRAN e SEMASA.
- UNIPLAC
- Escoteiros Heliodoro Muniz
- SESC
- 10º BEC
- 5º Batalhão de Bombeiro Militar
- 6º BPM
- Polícia Rodoviária do Painel
- GERED
- CDL
- Rotary Clube Lages Norte
- CBN Lages
- Rádio Clube
- ND Digital
- Klabin
- Lampauto
- Loja Maçônica Templários da Justiça
- Sistema Catarinense de Comunicações
- Tractebel
- Posto Ouro Preto
- Nevatur
- Bebidas Coral
- Tortelli Motores
Loreno Siega – Assessoria de Imprensa do SCC

Riachuelo inicia recrutamento para 55 contratações

Iniciou na manhã desta terça-feira (7) a maratona do processo de admissões para as 55 vagas abertas pela Riachuelo, uma das três maiores redes de varejo de moda do Brasil (atrás somente da holandesa C&A e da rede gaúcha, Lojas Renner), prestes a inaugurar sua unidade número 234 no país, a primeira em Lages, no dia 20 de novembro, no Lages Garden Shopping, às margens da BR-282, próximo ao bairro Vila Mariza. As seleções estão acontecendo na sede do Banco do Emprego em espaço cedido para recrutamentos.
A previsão é de que 50 pessoas participem por dia. Os candidatos são para 55 vagas entre os departamentos de visual merchandising, vendas, estoque, atendimento, caixas, administrativo e costura. Há vagas para adolescentes a partir dos 14 anos (menores aprendizes) e portadores de necessidades especiais.
A gerente da filial da Riachuelo em Lages, Debora Pinho, está em processo de mudança de Porto Alegre (RS) para a Serra catarinense e participa das seleções junto às supervisoras comercial e financeira, à consultora de Recursos Humanos (RH) e à encarregada administrativa. 
“Quando me repassaram que a unidade seria em Lages, observamos que seria o melhor cenário. A loja está entrando com um maior investimento da empresa. A cidade terá uma loja com o perfil de acordo com o poder aquisitivo. Lages é uma grande aposta”, garante. O Lages Garden Shopping contará com mais de 30 cidades em sua área de abrangência, sendo mais de 500 mil consumidores.

Empresários solicitam mais atenção no tráfego de caminhões na Via Gastronômica

Preocupados com o desrespeito dos motoristas de veículos pesados, que insistem em circular pela rua Emiliano Ramos, o empresário Edésio Forbici, que também preside a Associação Amigos da Via Gastronômica, e o coordenador regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Altenir Agostini, conversaram com o prefeito Elizeu Mattos na tarde desta terça-feira (7).
Eles entregaram um ofício onde consta o pedido de que sejam tomadas medidas urgentes para impedir que caminhões acima de cinco toneladas continuem trafegando pela via, em qualquer horário, seja durante o dia ou à noite, pois causa transtornos e prejuízos, danificando o patrimônio público. 
Edésio afirma que muitos motoristas, com cargas que chegam a ultrapassar 20 toneladas, com grandes dimensões, continuam circulando por ali, inclusive transitando por cima das calçadas para descarregar suas mercadorias. Instituições como a Associação Empresarial de Lages (Acil) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também apoiam a iniciativa.
O prefeito Elizeu Mattos afirma que esta era uma providência prometida durante sua campanha e se sente na obrigação de ampliar as discussões e tomar uma decisão em conjunto com as entidades e estabelecimentos envolvidos diretamente com o trânsito no local. “Não pode ser uma decisão unilateral. Vamos discutir com todos e avaliar a situação antes de ser tomada uma providência”, diz.
Revitalização
A via está em pleno processo de revitalização total, que inclui cabeamento subterrâneo de energia e telecomunicação, iluminação pública com tecnologia e LED, modernização do pavimento em paver, mudança das redes de água e esgoto, equipamentos urbanos como jardinagem, novas lixeiras, floreiras, bancos, acessibilidade para pedestres e portadores de necessidades especiais, sinalização moderna de trânsito e arborização.
Lei existe desde 2008
A lei municipal n° 3.509, que regulamenta o tráfego de caminhões no Centro, existe desde 2008, mas não vem sendo cumprida. A Diretoria de Trânsito (Diretran) se comprometeu em intensificar as fiscalizações, principalmente na Via Gastronômica. Os motoristas em descumprimento estão sujeitos à multa e remoção do veículo, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A circulação de veículos com até cinco toneladas está permitida de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para carga e descarga de mercadorias de espécie, de caminhão, furgão misto/camionete, carga/camionete, respeitando-se os locais pré-estabelecidos e sinalizados. De segunda a sexta, das 19h às 7h, podem circular veículos acima desta pesagem.


Para qualquer peso de caminhão o limite de altura é de até 4,30 metros devido à fiação elétrica. Aos sábados, das 13h até às 7h de segunda-feira, é permitida a circulação de veículos acima de cinco toneladas, prevalecendo o bom senso de que as vias pavimentadas e de calçamento devem ser preservadas. Os casos excepcionais fora dos padrões indicados na lei serão decididos pelo Órgão Executivo de Trânsito do Município, com antecedência mínima de 48 horas.

Centro Lages apresenta evento com apoio da FCL

A prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Lages (FCL), é apoiadora do “Centro Lages apresenta: Compras e Cultura”, realizado pelo Sebrae, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e  Associação Centro Lages. 
Na programação tem teatro, dança, stand up comedy, apresentações musicais e prêmios. O evento ocorre nesta sexta-feira (10), a partir das 15h, e no sábado (11), às 10h, na praça João Costa. A abertura oficial está marcada para as 19h de sexta. 
Enquanto os artistas locais se apresentam na praça, as lojas participantes estarão distribuindo cupons para seus clientes. Eles devem preencher para concorrer a 44 prêmios de R$ 100,00 cada em vale-compras nos estabelecimentos parceiros. 

Conforme os organizadores, o objetivo é fortalecer a iniciativa conjunta, estimulando o associativismo. A ideia é atrair o maior número de pessoas para a região central para possibilitar momentos de lazer em família e visitar o comércio. Além da valorização à cultura lageana.
Programação
Dia 10 – sexta-feira:
15h - Tio Graxa e Tio Ruja
16h - Projeto Samba Raiz
17h - Grillo Seco e Testa de Lampião – De Mala e Cuia
18h - Show com Beatles Acústico Tributo
19h - Abertura Oficial do Evento
19h15min - Show com a Orquestra da Alam
Dia 11 – sábado
10h - Show com Duo e Tal (Música Instrumental)
11h - Teatro Menestrel Faze-dô – Espetáculo “Praga de Mãe”
14h - Show com Eder Goulart (Música Nativista)
15h - Show com Glauco Denni
16h - Barbicacho Dança Show (Danças Tradicionalistas)
17h - Show com Marzio Lenzi & Raze Blue
18h- Show com a Banda Brazil Hi-Fi