Lixo no Lixo

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Começa ganhar forma o Palco Nacional da Festa do Pinhão

O Palco Nacional da 26ª Festa Nacional do Pinhão, começou a ganhar forma já faz uma semana, mas a reportagem do portal resolveu aterrizar no Parque de Exposições Conta Dinheiro, na tarde desta sexta-feira (30), para conferir como anda a reta final do palco, e também da infraestrutura que está sendo realizada na pista. Já são 60% dos serviços feitos dentro do parque, desde estrutura até palcos, arenas e casas comerciais. 

Acidente na Avenida Belisário Ramos, deixa 4 pessoas feridas

O acidente aconteceu por volta das 12h, na Avenida Belisário Ramos, cruzamento com a Marechal Deodoro. 

De acordo com informações dos bombeiros que estiveram prestando apoio no local, o condutor do veículo Fiat Uno de Porto Belo, quando ao atravessar a Avenida Belisário Ramos, o mesmo acabou invadindo a preferencial do veículo Gol, onde com o impacto o Uno capotou, e quase caiu dentro do Rio Carahá.

 4 pessoas foram encaminhadas para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres.

Este cruzamento registra inúmeros acidentes, e os moradores desta região querem fazer uma manifestação para que seja colocado uma lombada, ou uma sinaleira. Eu sugeria o corte dos cruzamentos da Benjamin Constant e Marechal Deodoro. 


Já os cruzamentos da Sete de Setembro e Matheus Junqueira, ficariam liberados para ambos os bairros localizados nesta região. 

Acesso a Sete de Setembro para os Bairros Santa Helena, Bela Vista, Copacabana e Área Industrial. Acesso da Marechal Deodoro, bairro Santa Helena, Bela Vista, Copacabana e Área Industrial. Os cruzamentos do meio ficariam fechados, assim os números de acidentes reduziriam. 


Prefeito assina ordem de serviço para pavimentação de 22 ruas

“Nos últimos meses tivemos um grande volume de recursos investidos na infraestrutura do município. A cidade está um verdadeiro canteiro de obras e é essa a marca que quero deixar.” Elizeu Mattos
O prefeito Elizeu Mattos assinou, em parceria com o governo do Estado através do secretário de Desenvolvimento Regional, João Alberto Duarte, ordens de serviço para a pavimentação e revitalização de 22 ruas em vários bairros da cidade.
 O ato aconteceu na noite desta quinta-feira (30), no teatro Marajoara, e contou com a presença de autoridades, a comunidade e os presidentes das Associações de Moradores dos bairros contemplados. Serão investidos aproximadamente R$ 5 milhões com recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam).

O prefeito salienta que essa era uma dívida deixada pela municipalidade e que os moradores já haviam pagado pelo serviço, através do programa Pavimentação Solidária (Pavisol). 
“Fizemos um esforço grande, financiando o valor junto ao governo do Estado para realizar todas as ruas. Nos últimos meses tivemos um grande volume de recursos investidos na infraestrutura do município. A cidade está um verdadeiro canteiro de obras e é essa a marca que quero deixar”, comenta.
Obras em 16 bairros
São ruas espalhadas por todas as regiões da cidade. Os bairros beneficiados são o Coral, Sagrado Coração de Jesus, São Cristóvão, Ipiranga, Guadalupe, Frei Rogério, Santo Antônio, Vila Nova, Bom Jesus, Triângulo, Santa Maria, Jardim Cepar, Popular, Várzea, Caravágio e Santa Helena. Algumas estão em processo de licitação e também serão asfaltadas posteriormente e outras já foram concluídas.
O programa de pavimentação deverá ser remodelado, conforme explica o secretário de Infraestrutura Benjamin Schultz. “O prefeito nos determinou que fosse feito um estudo, em parceria com a Secretaria de Planejamento, para que se façam melhorias no programa para que não aconteçam transtornos quanto à captação dos recursos. Cada rua terá um caixa específico para o depósito dos moradores. Quem pagou terá a garantia de que sua rua será feita”, diz.

Proprietários de casas noturnas aderem à Balada Sustentável

“Foi uma reunião democrática, onde eles também tiveram espaço para dar suas sugestões e solicitações ao poder público. Estamos à disposição para ajudar e deixar a cidade cada vez melhor e mais limpa.” Mushue Hampel
Com objetivo de manter as vias públicas limpas após a realização de eventos e funcionamento de casas noturnas, bares, restaurantes e similares, a Secretaria do Meio Ambiente lançou a campanha Balada Sustentável. 
Nesta quinta-feira (29) os proprietários dos estabelecimentos e promotores de eventos foram convocados para uma reunião pelo secretário Mushue Hampel, que apresentou a iniciativa e solicitou a colaboração de todos. Boa parte dos empresários do ramo compareceu ao encontro e mostraram-se favoráveis e parceiros da campanha.

A medida foi embasada na Lei Municipal 1901/93, artigos 32 e 33, que prevê que as áreas de passeios públicos no entorno ao local do exercício das atividades comerciais deverão ser mantidas em permanente estado de limpeza e conservação pelo responsável do estabelecimento. O recolhimento do lixo deve ser feito até às 8h do dia seguinte. O roteiro da coleta seletiva será reavaliado para contemplar esses locais.
O intuito, de acordo com o secretário Hampel, foi propor uma parceria amigável para melhorar a limpeza da cidade e inibir um aspecto negativo, tanto para a municipalidade quanto para os empresários.
 Será feito um relatório da reunião que será encaminhado aos que não estiveram presentes.
  “Foi uma reunião democrática, onde eles também tiveram espaço para dar suas sugestões e solicitações ao poder público. Estamos à disposição para ajudar”, comenta. Ano passado foram colocadas 500 lixeiras novas, muitas delas próximas às casas noturnas, mas 300 foram depredadas por vândalos. Este ano a Secretaria do Meio Ambiente disponibilizou outras 500, principalmente no Centro. A estimativa é de que ao longo de quatro anos sejam implantadas 2 mil unidades por toda a cidade.

Recanto do Pinhão começa a se destacar no calçadão

O Recanto conta com espaços para entidades filantrópicas, que comercializam comidas e bebidas típicas. Haverá local para receber o visitante e distribuir material informativo e outro para venda de artesanato
Nesta semana, funcionários da prefeitura estão empenhados na montagem da estrutura do Recanto do Pinhão, na praça João Costa, no Centro. A abertura do evento está marcada para o dia 7 de junho, às 9h30min, e contará com a presença do prefeito Elizeu Mattos, do presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) Toni Duarte, do superintendente da Fundação Cultural de Lages, Mauricio Neves de Jesus, rainha Jesuelen Andrade, princesas Paloma Telli e Danielli Moreira e autoridades. 

O Recanto do Pinhão é um “esquenta” para a 26ª Festa Nacional do Pinhão, que ocorre entre os dias 13 e 22 de junho, no parque Conta Dinheiro.
A programação prevê 55 apresentações musicais e seis de artes cênicas. Todos os artistas que compõem essa programação participaram do edital de chamada pública, realizado pela Fundação Cultural de Lages, e selecionados pela CCO. 
Neste ano, o horário da última atração está marcado para iniciar às 18h. Em edições anteriores, o evento ia até próximo das 21h. O Recanto conta com espaços para entidades filantrópicas, que comercializam comidas e bebidas típicas. 
Haverá local para receber o visitante e distribuir material informativo e outro para venda de artesanato.