Lixo no Lixo

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Próximo curso de empregabilidade acontece no dia 7 de maio

Cronograma e planejamento foram alterados e capacitação passou a acontecer quinzenalmente
O Banco do Emprego é uma subdivisão dos serviços da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda e oferece capacitação e preparo ao mercado de trabalho através de um curso gratuito. 
É uma parceria entre as fases finais da faculdade de psicologia da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e a Prefeitura de Lages, com coordenação da professora Andréia Agostini.
A próxima edição acontecerá no dia 7 de maio (quarta-feira), das 14h às 18h, no prédio da secretaria, na rua Honorato Ramos, 65, Centro, atrás da Associação de Assistência Social, Trabalho e Cidadania (Samt). “Agora é realizado a cada 15 dias, às quartas-feiras, por uma mudança no cronograma. A participação é gratuita e com direito à apostila e declaração”, informa a gerente do Banco do Emprego, e de Tecnologia e Inovação, Silvana Aparecida Borges.
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou pelo número (49) 3224-0700. “Os interessados aprendem a elaborar currículo, como portar-se durante as entrevistas de trabalho e absorvem dicas de como manter-se bem no emprego, cumprindo seus deveres e sendo profissionais em diferencial”, ressalta.

Moradores do residencial Madruguinha recebem assistência

“A gente achava que ficaria sem auxílio, que bom que o prefeito olhou por nós, porque eu não teria como almoçar fora com minha família todos os dias.” Lúcio Adair dos Santos
Desde sexta-feira (25) os moradores do condomínio residencial Madruguinha, que teve a instalação de gás interditada devido a um vazamento, estão recebendo assistência da prefeitura em parceria com a Caixa Econômica Federal – agência de Lages.
 A estimativa é de que mais de 700 pessoas, membros das 200 famílias que residem no local, estão sendo atendidas. 
Elas recebem refeições diárias gratuitas até que o problema seja solucionado, com previsão de conclusão em aproximadamente oito dias.
Esta foi uma determinação do prefeito Elizeu Mattos. Ele convocou a Secretaria de Assistência Social, através do secretário José Amarildo Farias, e a Defesa Civil, pelo executivo Adilson Panek, para que fosse realizado um mutirão emergencial a fim de auxiliar as famílias. 

A administração municipal disponibiliza toda a estrutura de uma cozinha comunitária, montada no salão de festas do prédio, com todos os equipamentos e materiais necessários, além dos profissionais para o atendimento. A Caixa Econômica está contribuindo com parte dos custos com a alimentação.

Estão instalados quatro fogões industriais, emprestados dos Centros de Referência em Assistência Social (CRASs). Para o atendimento foram disponibilizadas oito cozinheiras e uma nutricionista, que elabora o cardápio e faz o acompanhamento, além de uma equipe técnica de plantão para orientações.


Cardápio variado
De acordo com a assistente social Audrilara Campos, a maioria dos moradores aderiu ao auxílio e fazem fila para apanhar suas refeições. 
Eles foram cadastrados e as marmitas entregues conforme o número de pessoas. O café da manhã é servido logo cedo e a partir das 11h30min o almoço é entregue. Também são oferecidas marmitas para o jantar, até às 19h. O cardápio do almoço é variado, com macarronada, arroz carreteiro, batata, carnes bovina e de frango, polenta e até pratos mais elaborados como o strogonoff. “A comida é muito bem feita e estamos sendo bem atendidos. Só temos o que agradecer”, diz a aposentada Edna Daniel.
Famílias agradecem
A senhora Marina Ribeiro de Jesus diz estar satisfeita com o atendimento. “Assim como eu, tem muitas pessoas de ‘idade’ que estavam sofrendo com a situação. Agora ficamos mais tranquilos”, garante. O morador Lúcio Adair dos Santos, que trabalha como armador, também estava na fila e apanhou quatro marmitas para ele, sua esposa e os dois filhos. “A gente achava que ficaria sem assistência, mas que bom que o prefeito olhou por nós, porque eu não teria como almoçar fora com minha família todos os dias”, finaliza.

Dia do Pedal Sesc Lages acontece no dia 01/05

Segue a programação do Dia do Pedal:

08h00 Inicio das inscrições e entrega dos kits
09h20 Aulão de aquecimento
09h30 Inicio do passeio

10h30 chegada do passeio
11h40 Sorteio dos brindes.
Roteiro:
Inicio do passeio no estacionamento da Uniplac onde seguiremos na 
Direção nordeste pela Av. Dom Pedro II em direção à Av. Presidente Vargas 

No semáforo Viramos a à esquerda para a Av. Pres. Vargas
Na Av. Pres. Vargas Vire à direita na Av. Belisário Ramos
Seguimos pela Av. Belisário Ramos até a esquina com Av. Papa João XXIII
Fazendo o retorno pelo outro lado da Av. Belisário Ramos, 
seguindo até o semáforo com a Av. Dom Pedro ll, 
finalizando o passeio no estacionamento da Uniplac.
Haverá sorteio de brindes
Convide sua família e participe.

Duas pessoas morrem em um acidente envolvendo dois caminhões na BR-116

Levi Joel Fernandes da Silva 42 anos, morador do bairro Santa Catarina, motorista do caminhão Mercedez Benz dos Guinchos Ana Gabriela, placas LYC-7848 de Lages e Francisco Jaci da Silva 29 anos passageiro do caminhão Ford Cargo da Auto Pista Planalto Sul placa MKG-5052 de Treze Tilhas  , acabaram indo a óbito em um grave acidente, por volta das 11h40min, na BR-116, próximo ao Parque Ecológico em Lages.

Com o impacto, os dois caminhões foram parar fora da pista, um ao lado do outro.

Segundo uma testemunha os caminhoneiros efeturaram uma manobra chamada “quebra aza”, é quando os motoristas se conhecem e começam a fazer zig-zag na pista como forma de cumprimentar um ao outro, mas nesta a manobra não obteve sucesso.

 O motorista da Auto Pista Otávio João Rodrigues 56 anos foi conduzido em estado grave pelo SAMU para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres. 





Feira do livro no Santa Rosa


Título de vice-campeão catarinense de xadrez para Lages

O atleta da equipe Lages Xadrez Clube/FME, Leonardo Fernandes Borges (CEDUP), 15 anos, conquistou o Vice-Campeonato Catarinense de Xadrez Sub 16 anos, no evento, intitulado FECAJ-FESTIVAL CATARINENSE DA JUVENTUDE.

A disputa aconteceu em Jaraguá do Sul, no Colégio Evangélico, reunindo 142 participantes de 15 cidades e foi válido pelos Estaduais Sub 16 e 18 anos, Masculino e Feminino.
O Campeão (Willian Hille, de Joinville) obteve vaga para o Campeonato Brasileiro, em Três Rios-RJ, no mês de junho.


De Lages, 08 (oito) enxadristas disputaram o FECAJ, continuando a preparação para OLESC E JOGUINHOS ABERTOS DE SC.

Tirando o bom desempenho de Leonardo, os demais não se deram bem.

A próxima competição da equipe Lages Xadrez Clube/FME será o Circuito de Xadrez de Lacerdópolis, dia 10 de maio.

Fonte: Paulo Chagas

2ª Caminhada pela paz e vida

A irmandade nossa senhora das graças, convida todos à participarem e trazerem seus cartazes e faixas com mensagens de proteção ao meio ambiente, paz, vida, e manifestação contra o tráfico humano.

 Venha você também caminhar conosco.

Dia: 29/04/2014
Horário: 15hs
Saída em frente da irmandade bairro Popular.



Mais informações 

https://www.facebook.com/elisa.lima.3998?fref=nf

A semana mais esperada chegou para os lageanos

Nesta quarta-feira (30), será divulgada pela Gaby Produções, todos os shows da 26ª Festa Nacional do Pinhão, na Acil, às 10h da manhã. 


Após divulgados os shows, os leitores poderão acompanhar todos na íntegra dentro do Portal.


Já o show mais aguardado, é o MEGA SHOW. Muitos dizem que poderá ser o FATBOY SLIM, um DJ Internacional, considerado um dos melhores do mundo. Se vier, as chances de trazer grande parte do sul do Brasil é grande. 


Diz o blogueiro Edson Varela, o músico britânico Norman Cook que também responde pelo nome de Fatboy Slim é referência na música eletrônica no mundo. Em se confirmando esse nome, será um aceno da Gaby Produções Ltda de que a ideia é agigantar a Festa do Pinhão num nível que jamais se pensou antes, durante e adiante.