quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Obras de cabeamento subterrâneo iniciam na segunda-feira 13

Para esse dia está prevista a marcação dos pontos e bancos de dutos em toda a extensão da rua Marechal Deodoro, a partir da rótula com a Marechal Floriano até o calçadão Túlio Fiúza de Carvalho
A primeira etapa das obras de cabeamento subterrâneo, que compreenderá toda a região central da cidade, iniciam segunda-feira (13) pela rua Marechal Deodoro. Obedecendo ao cronograma estabelecido pelo prefeito Elizeu Mattos, a equipe coordenadora das obras definiu, na tarde desta quarta-feira (8), os primeiros procedimentos a serem tomados.
Segundo o prefeito em exercício Toni Duarte, as obras acontecerão de maneira organizada. “O prefeito Elizeu deixou claro que os trabalhos deveriam ser iniciados logo no primeiro mês do ano, de forma a causar o menor transtorno possível aos cidadãos. É muito importante que as obras fluam de acordo com o cronograma para que, de maneira rápida e eficaz, o lageano possa usufruir das melhorias”, destaca.

Na segunda-feira está prevista a marcação dos pontos e bancos de dutos em toda a extensão da rua Marechal Deodoro, a partir da rótula com a Marechal Floriano até o calçadão Túlio Fiúza de Carvalho. As obras estão orçadas em mais de R$ 7 milhões.
Compreensão da comunidade
Os trabalhos estão previstos para começar às 7h e para isso o estacionamento da via será interrompido e liberado pouco a pouco. “Vamos trabalhar através do sistema de ponto-controle, visando à simultaneidade de um projeto e outro, com uma única intervenção. Esta será uma obra única para o Centro e precisamos da parceria e compreensão de toda a comunidade, principalmente os que serão diretamente atingidos com o impacto dos trabalhos”, afirma o secretário de Planejamento, Jorge Raineski.
Ao todo, oito vias, incluindo as praças Túlio Fiúza de Carvalho e João Costa receberão o cabeamento subterrâneo, o que resultará em muitos benefícios. “Lages está em franco desenvolvimento e, ao modernizar todo o sistema de cabos, pondo fim à poluição visual que o emaranhado de fios ocasiona, será valorizada a arquitetura histórica do município, bem como das fachadas do comércio, tornando o Centro um local mais limpo e agradável”, destaca Raineski.
Como ficará o trânsito
Na terça-feira (14) iniciam os trabalhos de escavações da via. Para a realização deste serviço, o trânsito será parcialmente interrompido. “Neste dia vamos escolher o lado da rua para trabalhar e efetivamente dar início às obras de escavação e colocação dos bancos de dutos, objetivando a fluidez do tráfego de veículos, primeiro de um lado da via e em seguida, após o recapeamento do asfalto, do outro”, explica o engenheiro responsável pelas obras, Ricardo Sandri,da Quantun Engenharia.
A primeira etapa está prevista para ser concluída em até dois meses;após esse período, o canteiro muda para a rua Correia Pinto e Via Gastronômica. As obras de cabeamento subterrâneo fazem parte do processo de revitalização do Centro de Lages e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)de Lages, Câmara de Dirigentes Lojistas  (CDL) e participação de todos os órgãos da administração municipal.

Professor despreparado deixa alunos confusos no Egídio Baraúna

Gostaria de compartilhar algo que achei no mínimo estranho…  Olha essa prova que foi aplicada no Colégio Egídio Baraúna.  Atente para ...