Prefeito e governador se encontram para tratar da instalação da Sinotruk

Na próxima semana, o ministro da Indústria e Comércio, Mauro Borges, estará em Santa Catarina entregando a portaria de autorização do Inovar-Auto
A comitiva municipal que teve à frente o prefeito Elizeu Mattos se encontrou com o governador Raimundo Colombo na tarde desta quinta-feira (31), em Florianópolis. O grupo discutiu os próximos passos para a efetivação do processo de implantação da fábrica de caminhões chinesa Sinotruk, na localidade Rincões, no distrito de Índios, às margens da BR-282, em Lages, a primeira da marca no Brasil.
Foto Nilton Wolff

O diretor-presidente da Sinotruk Brasil, Jian Hua Zhang, participou da reunião, além dos secretários municipais Mateus Lunardi (Fazenda) e Carlos Roberto de Souza (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda), o procurador-geral do Município, Fabrício Reichert, e o executivo de Desenvolvimento, Álvaro Mondadori. Na quarta-feira o Ministério da Indústria e Comércio Exterior homologou a empresa para o Programa Inovar-Auto, do governo federal, que atribui incentivos fiscais com a vantagem de descontos de 30% sobre o IPI.
Na próxima semana, o ministro da Indústria e Comércio, Mauro Borges, estará em Santa Catarina entregando a portaria de autorização do Inovar-Auto. A discussão em Florianópolis aconteceu em torno das próximas iniciativas, como o pedido de licença ambiental referente à terraplanagem, que será executada pelo município, via licitação, além do orçamento da terraplanagem e constituição da empresa Sinotruk Brasil em termos finais.
Doação do terreno
O prefeito Elizeu entregou ao governador o termo de cooperação em que é citada a doação do terreno para a empresa, bem como a escritura de desmembramento. 
Na próxima segunda-feira (4) será encaminhado, pela administração municipal, o projeto de lei para votação na Câmara de Vereadores, com intenção da doação definitiva. A área territorial, adquirida pela parceria entre município e governo do Estado, possui 1.731.039 (milhão) de metros quadrados, com investimentos de R$ 15 milhões. “Assim que a licença ambiental estiver pronta, iniciaremos a execução da terraplanagem. Enquanto a licença ambiental tramitará, o processo licitatório transcorrerá”, adianta.
Serão 200 mil metros quadrados de terraplanagem. O projeto da fábrica já está pronto e no dia 9 de agosto o orçamento final deverá estar concluído. 
“Nós montaremos um esquema de ponto-controle assim como acontece em relação ao Complexo Ponte Grande. 
Após a análise da prefeitura sobre o projeto da empresa, que está pronto, dentro de aproximadamente três meses poderá ser iniciada a terraplanagem”, comenta Elizeu, reforçando que a parceria entre município, Estado e SC-Par (acionista da Sinotruk) contribuiu fortemente para o processo de implementação da fábrica em Lages.
Postos de trabalho
O presidente da SBTC Indústria de Veículos S.A., Joel Anderson, adianta que serão gerados em torno de 400 postos de trabalho na fábrica (179 num primeiro momento, no primeiro ano de operação, quando serão produzidos cerca de 1.200 caminhões), além de mais outros dois mil nos empreendimentos em torno, na cadeia de fornecedores. Para o quinto ano, a meta é a montagem de cinco mil caminhões, sendo a capacidade do parque fabril, em Lages, de oito mil caminhões.

Comentários

Postagens mais visitadas