Lombadas e furões aferidos pelo Inmetro. Agora vem multa


O trabalho começa a ser feito na noite desta segunda-feira. O objetivo é que já na quarta-feira os 16 pontos de monitoramento eletrônico estejam efetivamente registrando os abusos dos motoristas
Terminada a greve dos servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a aferição dos equipamentos de fiscalização eletrônica do trânsito, instalados pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública e Diretoria de Trânsito (Diretran) começa a ser feita nas noites desta segunda-feira (14) e terça-feira (15).

 O trabalho iniciou por volta das 19h e se estendeu até a madrugada. O objetivo é que já na quarta-feira (16) os 16 pontos de monitoramento eletrônico estejam efetivamente funcionando.

Encontram-se já instaladas duas lombadas eletrônicas – avenidas Dom Pedro II e Santa Catarina – mais um conjunto de câmeras (furões) no semáforo do cruzamento das avenidas Belizário Ramos (Carahá) e Presidente Vargas. “Até o fim deste ano, prevê-se um total de 52 lombadas eletrônicas e de 69 furões”, informa o responsável pela Diretran, Diego Oliveira.

OCR em ação
 Também já estão em pleno funcionamento os radares móveis e o OCR (sigla em inglês para “Optical Character Recognition”, ou, “Reconhecimento Óptico de Caracteres”, em português), que faz a leitura dos caracteres da placa do veículo e joga as informações para um computador interligado ao Centro de Informática e Automação de Santa Catarina (Ciasc).



 Com esse equipamento, em poucos segundos podem ser detectados casos de Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e licenciamento vencidos, registros de furto e roubo, clonagem de placas, dentre outras irregularidades.
Capacitação

Todo o trabalho de monitoramento eletrônico é coordenado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública e executado pela Diretran, órgão no qual atuam os agentes de trânsito. Na semana passada, gestores da secretaria participaram, em Lages, no Hotel Boqueirão, de curso de capacitação ministrado pela Assessoria e Consultoria em Trânsito e Transporte (Ascontran). Segundo Diego Oliveira, os conteúdos repassados estão relacionados à fiscalização, processo administrativo e licitações na área.




Comentários

Unknown disse…
Sou plenamente a favor dos controladores de velocidade em nossa cidade, porém não creio que o local escolhido para a Av. Santa Catarina, sentido bairro Conte ao bairro Triângulo, fosse o mais adequado.

Na minha humilde visão, o local mais adequado seria nas proximidades da rua Jorge Neves Vieira, pois quem sai desta rua tem a visão da Avenida Santa Catarina prejudicada devido a topografia desta. Vários acidentes ocorreram neste local, tanto que levou a administração anterior a colocar uma lombada física próximo deste entroncamento, fato que contribuiu com a diminuição drástica dos acidentes naquele local.

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