César Lavoura lança livro na Câmara‏ de Vereadores de Lages


O livro “O poder simbólico das artes -  Teatro e Cinema nos Tempos da Princesa Serrana”, escrito pelo lageano César Augusto Vargas Lavoura, foi lançado na noite desta terça-feira, 15 de abril, no hall  de entrada da Câmara de Vereadores.

 Numa iniciativa do presidente da Câmara, vereador Anilton Freitas, e da Escola do Legislativo Lageano, presidida pelo vereador Luiz Marin, o lançamento contou com a presença de vereadores, escritores, secretários municipais, familiares e convidados de Cesar Lavoura.


O vereador Anilton Freitas destacou a importância do poder legislativo valorizar a cultura e a produção local, e o vereador Luiz Marin ressaltou que a realização do lançamento foi uma forma que a Escola do Legislativo encontrou para prestigiar um escritor lageano que se debruçou sobre a  história de Lages.

O livro  resulta  da dissertação de mestrado em Sociologia Política do autor - realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e  retrata a formação dos movimentos artísticos ligados ao teatro e ao cinema em Lages até a década de 90. 

 O abrangente período escolhido pelo autor, que começa em meados do séc.XIX e se aproxima do séc.XXI, demonstra, de um lado, a obstinação e empenho do pesquisador, e de outro, a impossibilidade de reduzir o período analisado para compreender o tema central do estudo:  as artes cênicas e suas relações com a política e a distinção social na cidade, à luz do conceito de cultura.

O autor, que é advogado, professor e mestre em sociologia política, atualmente  trabalha com produção cultural em Florianópolis, e afirma que a obra é “um resgate dos movimentos  estéticos do séc.XIX,  e a relação destes  com a política e fontes financiadoras”. Ele destaca que “a cidade de Lages tem uma efervescência cultural desde o início do processo de sua formação cultural”.


O livro inclui a peça inédita “Princesa Serrana”, de 1920, e é repleto de ilustrações com grande valor histórico e cultural, que foram buscadas em acervos particulares e do museu Thiago de Castro. A Fundação Catarinense de Cultura apoiou o projeto, assim como o Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet. 


Exemplares serão distribuídos gratuitamente nas escolas municipais e estaduais na área de abrangência da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e nas bibliotecas públicas do Estado, e também serão comercializados nas livrarias de Lages.

Comentários

Postagens mais visitadas